domingo, 22 de abril de 2012

Massa Fresca com Semolina


A aventura da massa fresca começou quando vi este livro "O Livro Essencial das Massas".
A partir daí foi um não parar de ver quais as melhores receitas e a partida para a loja "Casa" para comprar a máquina de estender massa.

Esta

Depois foi o procurar a receita ideal e encontrei-a aqui:

Ingredientes:

Massa para Fetuccini/Tagliatelli
Farinha de Trigo: 200 gr
Semolina Grano duro: 200 gr
Ovos: 4
Gemas de ovos: 2
Azeite: 8 ml
Sal: 1 colher de chá

Preparação:

Numa superficie lisa colocar a farinha e fazer um buraco no meio. Partir os ovos para dentro do buraco, juntar o azeite e com um garfo, bater levemente os ovos e misturar, aos poucos, a farinha.



Com a palma e o punho da mão, amasse a massa, empurrando e apertando até que fique homogênea e macia, 5 minutos no mínimo. Se precisar vá acrescentando mais farinha para a massa não se pegar às mãos. Forme uma bola. Ponha num saco de plástico ou em papel transparente e deixe repousar meia hora.


Ajuste o controle da máquina de massa para a largura maior. Corte a massa em 6 pedaços. Polvilhe cada pedaço com farinha, passe pela máquina. Reconfigure a máquina para uma espessura um bocado mais pequena, polvilhe a massa com farinha e passe novamente. Repita o processo até atingir a espessura desejada (1 mm para fettuccine ou talgliatelle, 0,5 mm para massas recheadas como ravióli).


De seguida passe a massa, pelo rolo que corta, da máquina, de acordo com a largura desejada.


Fácil... ;)




Sem comentários:

Enviar um comentário