quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dorie às Sextas - Biscotti com amêndoas



E aqui vem mais um desafio da Dorie às Sextas. Da ultima vez fiz quase no fim... desta vez fui logo para a cozinha. Os biscottis são óptimos. Já os tive que fazer outra vez tal foi o sucesso. :) estão uma maravilha.

Ingredientes:

230 gr. farinha
1 1/2 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
70 gr. Farinha de milho amarela
110 gr. manteiga à temperatura ambiente
200 gr. açucar
2 ovos grandes
1 1/2 colheres de chá de extrato de amêndoa
110 gr. amêndoas fatiadas

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal ou tapete de silicone e reserve.
Misture a farinha, o fermento e o sal. Junte a farinha de milho e misture outra vez, com um batedor de varas ou um garfo. Reserve.
Com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar durante 3 minutos, até obter um creme macio. Acrescente os ovos e continue a bater por mais 2 minutos ou até que a mistura esteja leve, macia e cremosa. Junte o extracto de amêndoa. Reduza a velocidade e acrescente os ingredientes secos, batendo só até estarem incorporados. Junte as amêndoas e envolva-as com uma colher de pau ou espátula, para as distribuir bem pela massa.
Despeje metade da massa no tabuleiro preparado. Com os dedos ou uma espátula de silicone, forme um tronco de 30cm de comprimento por 4cm de largura. O tronco será mais rectangular que redondo e será tosco, não uniforme. Com a restante massa molde um segundo tronco idêntico ao primeiro.
Leve a assar por 15 minutos ou até que os troncos estejam levemente dourados, mas ainda moles ao toque. Transfira o tabuleiro para cima de uma grade e deixe arrefecer por 30 minutos.

Se entretanto tiver desligado o forno, aqueça-o novamente a 175ºC.
Com uma espátula de metal, transfira os troncos para uma tábua e, com uma faca de serra, longa (tipo faca de pão) corte-os em fatias de 2cm de espessura. Devolva as fatias ao tabuleiro, desta vez pondo-as em pé. Leve novamente ao forno.
Asse os biscotti por mais 15 minutos, até que estejam dourados e firmes. Transfira-os para uma grade e deixe arrefecer à temperatura ambiente.

2 comentários:

  1. Olá,

    Ficaram com muito bom aspeto. Eu só fiz metade.

    Gosto do teu blogue, já me tornei seguidora.

    Bjs
    Ana
    http://cozinhacompaixao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Ana Paula... os teus também ficaram bonitos.
    Mafalda

    ResponderEliminar