quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bolo de Limão e Sementes de Papoila



Mais um bolo que ficou maravilhoso. Realmente, quando se acerta nos blogs que lemos e gostamos das receitas é muito fácil sair tudo bem. Como já vos disse, gosto muito do Technicolor Kitchen e os bolos que já fiz saem sempre bem... e este é um deles.


Ingredientes:


Bolo:
420g de farinha
400g de açúcar
4 ½ colheres de chá de fermento em pó
½ colher de chá de sal
3 colheres de sopa de sementes de papoila
226g de manteiga à temperatura ambiente cortada em quadrados
raspas da casca + o sumo de 1 limão grande
300ml de buttermilk
5 claras grandes
80ml de água

Cobertura:
2 favas de baunilha (não tinha por isso não pus)
700g de açúcar de confeiteiro, peneirado
224g de queijo Philadelphia, temperatura ambiente
226g de manteiga, temperatura ambiente
1 colher (sopa) de extrato de baunilha (pus mais um bocado por não ter posto as favas de baunilha)


Preparação:

Ligar o forno nos 180ºC. Unte com manteiga duas formas redondas de 26cm de diâmetro, forre os fundos com um círculo de papel manteiga e unte o papel.
Misture a farinha, 350g do açúcar, o fermento, o sal e as sementes de papoila na tigela grande da batedeira – tem que ser mesmo uma tigela grande, pois a massa vai ser muita. Bata em velocidade baixa para misturar os ingredientes e eliminar quaisquer caroços, cerca de 30 segundos. Junte a manteiga, as raspas de casca de limão e 3/4 da xícara do buttermilk aos ingredientes na tigela e bata novamente em velocidade baixa até incorporar os ingredientes. Aumente para a velocidade média e bata por 1-2 minutos.
Numa tigela média, misture as claras e o ¼ xícara de buttermilk restante, misturando bem com um garfo. Junte esta mistura à tigela da batedeira em 2-3 vezes, raspando as laterais da tigela e batendo apenas até incorporar. Divida a massa entre as formas preparadas.
Leve ao forno por 25-30 minutos ou até os bolos estejam assados (faça o teste do palito). Deixe-os na forma por 10 minutos. Enquanto isso, prepare a calda: numa panelinha - não use panela de alumínio, cobre ou ferro – misture as 50g de açúcar restante, o sumo de limão e a água. Leve ao lume até ferver, mexendo para dissolver o açúcar.
Desenforme os bolos sobre uma grade e pincele-os generosamente com a calda de limão quente. Deixe esfriar completamente.
Faça a cobertura: abra as favas de baunilha no sentido do comprimento e raspe as sementinhas com as costas da faca. Junte as sementinhas ao açúcar de confeiteiro.
Na tigela grande da batedeira, bata o queijo e a manteiga em velocidade média até obter um creme claro e fofo. Junte o açúcar aos poucos, 1 xícara de cada vez, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela com uma espátula de silicone. Continue a bater até ficar bem fofo, 3-4 minutos. Junte o extrato de baunilha e bata bem.

Monte o bolo: coloque uma camada de bolo, com o topo virado para cima, num prato de servir e espalhe aproximadamente 1/5 do creme de baunilha sobre ele, espalhando de maneira uniforme. Repita com a segunda camada de bolo + 1/5 de creme de baunilha. Finalize com a terceira camada de bolo e cubra o topo e as laterais do bolo com o creme de baunilha restante. Decore a gosto.
Muito bom.. :)

3 comentários:

  1. Bem delicioso e fresco que deve ser :) Essas sementes criam um belo efeito :)

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Parece ser muito bom, gostei e vou levar a receita.

    bjinhos

    ResponderEliminar