sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Chamuças



Gosto imenso de chamuças, mas não gosto muito quando são picantes, por isso é raro comer em cafés ou restaurantes com medo que sejam muito picantes. O que se pode fazer???? Chamuças em casa... :)
Descobri esta receita no site " As Receitas lá de Casa" da Maria João Barbeitos e fez-se luz....
Tenho-vos a dizer, qual picante qual quê... assim são "treliciosos" e comem-se mesmo como refeição que só um para petiscar não chega.. :) (A receita está quase transcrita da da Maria João... espero que ela não se importe, mas se assim for eu tiro... mas como não mudei nada até tenho medo de colocar um texto meu e que não se perceba nada de como se faz.. :) )

Ingredientes:

1 embalagem de massa Phillo (no blog a Maria João diz que há umas massa de chamuças que se vendem nas lojas indianas, por isso se quiserem e puderem comprem, mas com a massa phillo também  fica muito bom)
2 de peitos de frango
1 cebola média
2 cenouras médias
4 dentes de alho
6 ou 7 folhas de couve chinesa
1 colher e meia de sopa de caril (podem pôr caril picante)
1 colher e meia de sopa de garam masala (encontrei no Jumbo)
Uma pitada de sal
Azeite ou margarina q.b.

Preparação:

Colocar numa frigideira com um bocado de azeite e margarina os peitos de frango cortados aos bocados.  Temperar com sal e deixar alourar.
Enquanto isso, picar na bimby (ou num roubot de cozinha) a cebola e os alhos e reservar. De seguida picar a couve e reservar. E de seguida picar a cenoura e reservar. Nenhuma destas coisas deve ficar desfeita. Apenas picada miudinha. Retirar a carne do lume e picar a carne da mesma forma que os legumes.

Colocar todos os legumes na frigideira, acrescentando mais um pouco da gordura seleccionada e deixar cozinhar por uns minutos, apenas para amolecerem. Juntar a carne picada, o caril e o garam masala. Deixar cozinhar por uns minutos, mexendo com frequência para o tempero ficar bem homogéneo. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco para começar a montar as chamuças.


Estender uma tira de massa e numa das pontas, deixando um pouco de massa, colocar uma colher de recheio. A seguir dobrar em triângulo e continuar a dobrar até acabar a massa... ver este esquema:





Aquecer óleo numa fritadeira e fritar as chamuças cerca de 3 a 4 minutos, virando-as a meio do tempo. Retirar do óleo e escorrer bem em papel de cozinha absorvente. Comer quentes ou frias. :)

Nota: no dia a seguir ainda tinha um bocado de recheio e quis ver como ficavam se as fizesse no forno... Ficaram uma delicia... por isso acho que quando as fizer com a massa phillo vou passar a fazer no forno. :)


35 comentários:

  1. É TÃO bom. :D Gostei das imagens, bastante descritivas. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Que lindas!!! Ficaram fantásticas!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoro chamuças, ficaram deliciosas:) Obrigada pela partilha do tutorial para dobrar as chamuças!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Adoro chamuças e já fiz assim com massa filo. Resulta muito bem. O teu recheio deve ter ficado ótimo, cheio de sabores maravilhosos!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Eu até gosto das chamuças picantes, mas acho que as vezes abusam, e são tão picantes que nem se sente o sabor.
    As tua ficaram deliciosas, adorei!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Addicted... Esse é o problema.. Mas faz em casa e assim pões o picante que quiseres.. :))
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Adoroooo chamuças, mas sem serem picantes!
    Estão tão boas estas, pelo menos o aspecto...Dá vontade de trincar!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehehehe..... Mando ja umas quantas... És como eu .. E por isso estou feliz por ter conseguido fazer em casa e terem ficado tao boas.. :D
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ficaram bem jeitosinhas, adoro chamuças!!
    Quando for ao Jumbo já vou procurar o garam masala, que cá não tenho encontrado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Mafalda adoro chamucas! Ainda esta semana fiz com restos de Peru ainda do Natal que estavam congelados :-) são óptimas!,! Assim com a tuas que têm um aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
  9. Olá Mafalda,
    O meu marido adora chamuças. Um dia destes experimento, até pq agora já as sei dobrar. Obrigada pela partilha :)
    Susy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que é muito fácil... Depois ele nao vai querer outra coisa...hehehehehe
      Beijinhos Susy

      Eliminar
  10. Eu também gosto muito, mas ao contrario de ti, prefiro bemmmmm picantes!! :D

    Ficaram mesmo perfeitas, e adorei o passo a passo e as fotos ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uiiiiiii picantes nao... Mas percebo que se goste... Faz com caril picante e pronto... Maravilha.. :))))
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Uma delícia. Eu também adoro chamuças e já publiquei uma receita que também é fabulosa!
    Beijinhos e resto de excelente Domingo,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que experimentar outras também... Agora que descobri chamuças nao quero outra coisa.. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Amo.... amo... amo chamuças, tão bom mas acreditas que nunca as fiz? mas acho que acabas-te de me convencer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. experimenta Filipa que não te vais arrepender... eu tb não sabia o que estava a perder.. :)
      bjs

      Eliminar
  13. Estas como eu Filipa... E agora nao quero outra coisa e realmente com a massa pupilo ficam muito fáceis de fazer.. :))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Hum, que lindas chamuças, fiquei imaginando o sabor.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro chamuças, mas por mim podem ser picantes que não me importa nada!! :D
    Ficaram lindas, apetece roubar uma ou duas!!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rouba as que quiseres Alice e se quiseres mais diz que eu faço...hehehehe
      beijinhos

      Eliminar
  16. Mafalda, para mim picantes por favor!
    Que apetitosas as tuas, dá mesmo vontade de "roubar" uma, ou duas, ou tres...
    Será que no forno também ficam boas?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenita... no dia a seguir experimentei no forno e ficaram maravilhosas.... é sempre são um bocadinho menos calóricas não é???

      beijinhos

      Eliminar
  17. Acabei de conhecer o teu blog, e por ter visto esta receita de chamuças vou já segui-lo! :)
    Adoro chamuças, terei de experimentar um dia sem dúvida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa, bem vinda. Experimenta estas que são uma maravilha... fiquei fã.
      Depois conta como ficaram.. :)
      beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar